São Basílio, na Praça Vermelha em Moscou

Não há nada mais conspiratório, pelo menos para o cinema norte americano, do que a Rússia. Mas será que é seguro viajar para a Rússia? Neste artigo vou te contar como foi minha experiência por lá.

Estive na Rússia no início do ano passado (2020) e fiquei por lá 10 dias. Era parte de uma viagem de 46 dias pelos balcãs. Fiquei 3 dias em São Petesburgo e 7 dias em Moscou. Preciso começar dizendo que me senti muito seguro de caminhar pelas ruas nas duas cidades, bem como para usar o transporte público, mesmo a noite.

Sistema de monitoramento de Moscou

A capital russa vem fazendo um esforço gigante para se tornar cada vez mais segura. Claro que com isso, acaba invadindo a privacidade dos seus moradores. Nos últimos anos, Moscou colocou em funcionamento um gigantesco sistema de vigilância urbana com mais de 170 mil câmeras.

Elas ficam espalhadas pelos espaços públicos de Moscou e monitoram desde crimes até se o cidadão coloca o lixo no lugar certo, se ultrapassa o sinal vermelho, se depreda o patrimônio publico. O resultado é uma cidade extremamente limpa e bem cuidada, bem como extremamente segura.

Não vou entrar aqui nos méritos sobre a invasão de privacidade que isso representa, neste caso a Rússia se espelhou na China. Em todo caso, preciso dizer que sim, é seguro viajar para a Rússia.

Arredores do Kremlin em Moscou.

Vigilância do governo?

Bom, isso não há muito como saber, afinal esse tipo de coisa geralmente é secreta né!! O fato é que muitos dizem que a antiga KGB ainda está em pleno vapor, apesar de atuar com outro nome hoje em dia. Mas acredito que aquela paranoia toda de espionagem dos viajantes seja um pouco “teoria da conspiração” demais… mas, por via das dúvidas, melhor ficar na linha!! hehehehe

Prédio do serviço secreto russo, antiga KGB.

Uma coisas é certa, viajar para a Rússia, além de ser muito seguro, é incrível!! O país é rico em história e cultura, além de ter lugares que alimentam e nutrem o imaginário de qualquer turista. Vale muito a pena!!

Veja a visita ao Kremlin de Moscou em um dia de neve!!

Leia mais sobre nossa viagem a Rússia:

Escrito por

Joel Didone

Filósofo (PUCRS) e Cientista Social (UFRGS)
53 países visitados!!
Amante de viagens, gosto de fazer uma experiência autêntica do destino escolhido. Transporte público, conversa com os moradores locais, andar pelas cidades, observar.
Quero compartilhar contigo todas as minhas impressões e dicas de viagens.