Se você está organizando a sua primeira viagem internacional por conta, certamente já se deparou com a pergunta qual a melhor hospedagem?. Afinal de contas, o que levar em consideração na hora de escolher a melhor hospedagem? Engana-se se você pensa que o único fator é o financeiro. Vamos ver juntos qual a melhor opção para cada tipo de viagem.
Claro que o fator financeiro vai pesar na sua escolha, mas quero te mostrar que há muito mais pra considerar: você está viajando sozinho ou em família? Qual o objetivo da sua viagem? Já pensa em sair do país com os passeios contratados ou buscar opções no local? Que tipo de experiência de viagem você quer? Tudo isso e muito mais precisa ser levado em consideração.
Quando escolher um Hostel?
Provavelmente quando você pensa que reservar um hostel é coisa de mochileiro, ou que pra esse tipo de acomodação você precisa ser aventureiro e coisas do tipo, mas não é necessariamente assim. Há muitas vantagens em você optar por um hostel.
- Na maioria das vezes eles estão localizados em pontos muito estratégicos da cidade, com facilidade de acesso ao transporte público, ou mesmo em pontos badalados, onde nem sempre é possível achar um hotel com preço razoável.
- É ótimo para quem está viajando sozinho ou com amigos e quer fazer mais amizades. Dificilmente você sairá de um hostel sem uma boa experiência trocada com o grupo mais variado possível de turistas. Se você está interessado em conhecer pessoas novas, de nacionalidades bem diferentes e de forma fácil, o hostel é o lugar pra você.
- Se você planejou a viagem, mas decidiu não reservar todos os passeios com antecedência, estar hospedado em um hostel vai te ajudar muito. Ali você terá as opções mais “raiz” de passeios, sem contar que conseguirá se inserir em grupos, o que nem sempre é fácil se você estiver em um hotel ou airbnb.
- A maioria dos hostels tem a opção de reservar quartos fechados e privados, o que é excelente se você estiver viajando em casal ou mesmo em família e busca privacidade e ao mesmo tempo a interação que citamos acima.
- Sem contar, é claro, no preço das estadias que podem ser muito atraentes para quem está com orçamento curto.
Quado escolher um Airbnb?
Escolher um apartamento ou uma casa inteira pelo Airbnb pode ser uma excelente escolha também quando você viaja em família. Eu, por exemplo, aluguei um apartamento em plena Rua Augusta, em Lisboa, que acomodou toda a família (estávamos em 9 pessoas, com 4 quartos) por 5 dias, a um preço bem legal. Vale conferir as ofertas do Airbnb quando:
- Você procura a privacidade de sentir-se em casa no exterior. Ter todos os confortos que você teria em casa, mas viajando.
- Você está viajando em família, casal ou amigos e já tem as coisas todas planejadas. Você quer passar o máximo do tempo da viagem com essas pessoas e quer curtir o momento com elas.
- Quer ter a opção de alugar um lugar mais intimista, sem aquele clima de hotel, em uma área mais residencial ou histórica e, portanto, com menor oferta do ramo hoteleiro.
- Sem contar que também é uma ótima opção na relação custo-benefício. Você geralmente não precisa pagar por pessoa, como em hostel ou hotel (com exceção daquelas cidades onde são cobradas taxas de turista).
Quando escolher um hotel?
Por último, exatamente por ser o mais comum, vou comentar quando, a meu ver é vantagem escolher um hotel:
- Se você está preocupado em ter os serviço de limpeza e organização (característica básica dos hotéis)
- Caso queira um serviço mais personalizado, com atendimento 24h e sem se preocupar com nada (uma vez que a maioria dos hotéis vai lher oferecer, inclusive, passeios organizados).
- Se você está mais preocupado com o conforto do que, necessariamente com a experiência de viver no destino escolhido.
Perceba que não há uma hospedagem ideal, portanto é difícil dizer como escolher a melhor hospedagem. Procurei destacar apenas algumas características fortes de cada uma delas para que você perceba que o que realmente importa é a experiência que você quer ter durante a viagem. É ela que vai definir qual a melhor acomodação se encaixa nos seus planos.
Deixo aqui minha indicação de que você reserve hotéis e hostels sempre pelo Booking. Não só por ser o maior serviço global do setor, mas por te oferecer uma segurança nas reservas e também descontos bem interessantes. Você também pode reservar casas e apartamentos inteiros pelo Booking, ou pode fazzê-lo pelo próprio Airbnb.
Tudo o que você precisa para organizar a sua viagem sem complicações.
Compre um chip internacional e tenha internet em qualquer país que estiver!!
Porque você não deve beber água da torneira nas suas viagens.