Estivemos em Cuba em julho de 2019 e vamos explicar como comprar um chip de celular, ou como usar a internet em Cuba com os cartões pré-pagos. E aí, vamo junto?

Você já deve ter ouvido falar muito sobre as restrições de acesso a internet em Cuba. A verdade é que sim, Cuba ainda esta engatinhando na oferta de serviços móveis 3G e 4G, mas nos últimos anos melhorou muito e hoje é possível comprar um chip para celular como em qualquer outro lugar do mundo.

Porque há pouca oferta de 3G ou 4G em Cuba?

É necessário que você lembre que Cuba sofre um Embargo Econômico dos EUA desde 1962. Isso significa que Cuba não pode importar tecnologia nem dos EUA e nem da maioria de seus parceiros comerciais. Até 1991 toda essa dificuldade comercial era suprida pela União Soviética, que enviava tecnologia e dinheiro para a ilha. Porém, com a queda da URSS as coisas ficaram escassas em Cuba.

O “boom” da internet se intensifica no final da década de 90, o 3G passa a ser usado intensamente depois de 2005 e só em 2010 começam a serem oferecidas redes 4G. Cuba, já sem a ajuda da então extinta União Soviética, fica impossibilitada de adquirir a tecnologia e infraestrutura a baixo custo. Tudo isso vai fazer com que o acesso a internet na ilha demore a ser democratizado.

Forma mais comum de usar a internet em Cuba

Para o turista que chega em Cuba, bem como para os cubanos, a forma mais simples de usar a internet é comprando cartões pré-pagos. Eles são vendidos em quase todos os lugares e custam 1CUC (aproximadamente 1 euro) por uma hora de acesso a rede.

Cada cartão te dá uma hora de acesso a internet e custa 1 euro (1 CUC)

Com estes cartões você vai poder acessar a internet sempre que encontrar uma rede Wifi, disponível nos hotéis e em várias praças públicas do país. É muito fácil encontrar estas praças, elas geralmente estão cheias de jovens e adultos com os seu celulares e computadores em punho (Cuba é um país muito seguro… não tente ficar mostrando seu celular em uma praça aqui no Brasil… hehehhe).

Agora, se você quer acessar a internet em qualquer lugar do país (sem precisar encontrar um ponto de wifi) você terá que comprar um chip de telefone local.

DICA: comprar um chip de internet é sempre a melhor opção em viagens. Eles não são tão caros e você terá acesso à internet em qualquer lugar (acredite, vai te livrar de vários perrengues). Se você vai passar por mais de um país na mesma viagem, recomendamos os chips da EASYSIM4U (compre aqui), isso porque com um único chip você pode usar internet em todos os países que visitar!! E mais, você pode receber o chip pelo correio, antes da viagem. Com isso você chegará no destino já conectado. É muito prático, vale a pena!

Como comprar um chip de internet em Cuba

É muito prático comprar um chip de internet local em Cuba, assim como em qualquer outro país. Você pode comprar pela internet e retirar na chegada, ainda no aeroporto de Havana (comprando neste site), ou pode optar por comprar quando chegar na ilha.

Se optar pela segunda opção, você terá que ir até uma loja da ETECSA (Empresa de Telecomunicaciones de Cuba S.A.) e preencher um contrato de compra de linha telefônica (assim como acontece no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo).

Chip que compramos em Havana, em julho de 2019

Na nossa ida a Cuba, em julho de 2019, optamos por comprar quando chegamos em Havana. O chip com a linha telefônica e com 1 Gb de acesso a internet custou 40 CUCs (cerca de 38 euros). Os funcionários nos ajudaram a colocar no celular e saímos de lá com tudo funcionando. Quando acabou o 1Gb de internet que veio com o pacote, fizemos recarga pela internet (neste site) e tudo seguiu funcionando.

A vantagem de comprar um chip é que você pode acessar a rede em qualquer lugar da ilha. É importante que você saiba que quando fomos quase não havia 4G em Cuba. A conexão era feita quase sempre em 3G e nem sempre era boa quando nos distanciávamos dos grandes centros urbanos.

Mais informações podem ser obtidas diretamente no site da ETECSA.
(leia mais sobre as vantagens de ter um chip local neste post)

Quer visitar Cuba? Leia outros posts sobre a ilha:

O que saber antes de viajar para Cuba.
Hospedagem em Cuba: casa de cubanos, hostel ou resot.
Dinheiro em Cuba: duas moedas. o que levar (dólar ou euro) e quanto vai gastar por dia.
Como se locomover em Havana.
Intoxicação alimentar em Cuba!

Escrito por

Joel Didone

Filósofo (PUCRS) e Cientista Social (UFRGS)
53 países visitados!!
Amante de viagens, gosto de fazer uma experiência autêntica do destino escolhido. Transporte público, conversa com os moradores locais, andar pelas cidades, observar.
Quero compartilhar contigo todas as minhas impressões e dicas de viagens.