Se você sonha em viajar ou em morar na Europa, já deve ter ficado muito preocupado com o custo de vida… ainda mais com a atual cotação do euro (pela hora da morte!!). Que tal conhecer o país mais barato da Europa?
Fique tranquilo que hoje vou te mostrar um país muito interessante e com um precinho bem legal.
Fugindo um pouco dos clichês europeus, é possível fazer uma viagem bem legal com preços bem camaradas. Falo dos países do Leste Europeu.
Hoje quero te mostrar o mais barato de todos eles, a Moldávia. Uma viagem pela região pode ser muito interessante.
Chisinau, a capital.
Na capital, Chisinau, é possível se hospedar de forma bem confortável a partir de R$ 100,00 a diária. Minha sugestão é ficar no Hostel City Center, além de ser muito bom e confortável, ele fica dentro de um shopping e a 50m da praça central da cidade. Valeu muito a pena!!
Detalhe: a Moldávia é um dos países mais arborizados da Europa. Eu viajei no inverno, mas sugiro que você faça isso no verão ou na primavera, provavelmente as praças e ruas estarão muito mais bonitas.
É possível conhecer tudo a pé em Chisinau, sem contar que é uma cidade muito limpa e pacata, portanto caminhar pelas suas ruas bem cuidadas será muito prazeroso. Claro que há uma boa malha de ônibus, caso você queira experimentar o transporte público.
Sobre a culinária, há inúmeras opções com bons preços na região central, eu particularmente recomendo o La Plăcinte, que fica no entorno da praça central e que vende uma ótima variedade de comida típica moldava. Além disso, o lugar é bem aconchegante e os preços são bem camaradas.
Uma dica bem interessante para incrementar ainda mais o teu passeio pelo país mais barato da Europa é fazer uma visita a um território que busca independência na região, a Transnístria. É um lugar muito peculiar. Visitá-lo parece uma volta no tempo, uma vez que lá é possível sentir-se na União Soviética, literalmente!! O passeio pode ser feito como bate e volta por conta. Se você se interessou, explico melhor como ir, os preços neste outro post.
Claro que você não vai sair do Brasil apenas para visitar a Moldávia, mas caso você esteja pensando em organizar um roteiro pelo Leste Europeu, definitivamente vale a pena incluí-la (bem como a Transnístria!!)