Ninguém quer que uma viagem planejada e tão esperada seja arruinada por culpa de uma intoxicação alimentar néh?! Eu que o diga, veja meu relato de como foi ter uma viagem interrompida por uma intoxicação alimentar e ter que buscar atendimento quando estava em Cuba.

Vale dizer que mesmo quando dizemos que a água de determinado país não deve ser bebida, muito provavelmente não seja por ela ser poluída, e sim pela nossa falta de imunidade. É muito provável que seja impróprio para o nosso consumo, e ao mesmo tempo, não causará grandes problemas para o consumo dos moradores do local.

Segundo o CDC (Centro de Controle e prevenção de Doenças dos Estados Unidos), que realizou um estudo sobre o consumo de água da torneira no mundo, você pode beber água com tranquilidade nos seguintes países:

  • 31 países da EUROPA: Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
  • 6 países da ÁSIA: Brunei, Hong Kong, Israel, Japão, Singapura e Coréia do Sul.
  • nenhum país da ÁFRICA.
  • 2 países da OCEANIA: Austrália e Nova Zelândia.
  • 2 países das AMÉRICAS: Canadá e EUA.

Perceba que nem mesmo o Brasil está nesta lista, porém muito provavelmente você beba água da torneira em alguns lugares do Brasil. Isto se dá pelo fato de que em muitos lugares a água é corretamente tratada e chega pura nas torneiras, ou porque você já tem uma imunidade que te permite fazer isto sem grandes problemas (na maioria das vezes… hehheheh).

IMPORTANTE: a água das torneiras dos aviões, trens e ônibus não é adequada para consumo em nenhum lugar do mundo!

Além de arruinar sua viagem, os microrganismos como vírus, protozoários e bactérias, presentes na água podem causar várias doenças. As mais comuns são:

Diarreia bacteriana: a pessoa pode ter náuseas, enjoo, evacuações líquidas e, em alguns casos, presença de sangue nas fezes. Sempre que houver diarreia, é importante a hidratação com soro caseiro.

Um dos envelopes de soro que recebi em Havana, Cuba.

Leptospirose: a doença é causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e pode entrar na pele humana. Os sintomas são dor no corpo, na batata da perna, febre alta e indisposição.

Hepatite A: a doença tem origem viral. Os sintomas mais comuns da hepatite são fadiga, náusea, vômitos, perda de apetite e desconforto abdominal.

CONCLUSÃO: pela segurança de sua viagem, evite beber água nas torneiras quando você não estiver seguro de que ela é potável. 😀

Leia neste post meu relato de como foi estar com uma intoxicação alimentar em Cuba e ser atendido no sistema de saúde cubano. Será que é tão eficiente como dizem?

Escrito por

Joel Didone

Filósofo (PUCRS) e Cientista Social (UFRGS)
53 países visitados!!
Amante de viagens, gosto de fazer uma experiência autêntica do destino escolhido. Transporte público, conversa com os moradores locais, andar pelas cidades, observar.
Quero compartilhar contigo todas as minhas impressões e dicas de viagens.