Ninguém quer que uma viagem planejada e tão esperada seja arruinada por culpa de uma intoxicação alimentar néh?! Eu que o diga, veja meu relato de como foi ter uma viagem interrompida por uma intoxicação alimentar e ter que buscar atendimento quando estava em Cuba.
Vale dizer que mesmo quando dizemos que a água de determinado país não deve ser bebida, muito provavelmente não seja por ela ser poluída, e sim pela nossa falta de imunidade. É muito provável que seja impróprio para o nosso consumo, e ao mesmo tempo, não causará grandes problemas para o consumo dos moradores do local.
Segundo o CDC (Centro de Controle e prevenção de Doenças dos Estados Unidos), que realizou um estudo sobre o consumo de água da torneira no mundo, você pode beber água com tranquilidade nos seguintes países:
- 31 países da EUROPA: Andorra, Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Luxemburgo, Macedônia, Malta, Mônaco, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.
- 6 países da ÁSIA: Brunei, Hong Kong, Israel, Japão, Singapura e Coréia do Sul.
- nenhum país da ÁFRICA.
- 2 países da OCEANIA: Austrália e Nova Zelândia.
- 2 países das AMÉRICAS: Canadá e EUA.
Perceba que nem mesmo o Brasil está nesta lista, porém muito provavelmente você beba água da torneira em alguns lugares do Brasil. Isto se dá pelo fato de que em muitos lugares a água é corretamente tratada e chega pura nas torneiras, ou porque você já tem uma imunidade que te permite fazer isto sem grandes problemas (na maioria das vezes… hehheheh).
IMPORTANTE: a água das torneiras dos aviões, trens e ônibus não é adequada para consumo em nenhum lugar do mundo!
Além de arruinar sua viagem, os microrganismos como vírus, protozoários e bactérias, presentes na água podem causar várias doenças. As mais comuns são:
Diarreia bacteriana: a pessoa pode ter náuseas, enjoo, evacuações líquidas e, em alguns casos, presença de sangue nas fezes. Sempre que houver diarreia, é importante a hidratação com soro caseiro.
Leptospirose: a doença é causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e pode entrar na pele humana. Os sintomas são dor no corpo, na batata da perna, febre alta e indisposição.
Hepatite A: a doença tem origem viral. Os sintomas mais comuns da hepatite são fadiga, náusea, vômitos, perda de apetite e desconforto abdominal.
CONCLUSÃO: pela segurança de sua viagem, evite beber água nas torneiras quando você não estiver seguro de que ela é potável. 😀
Leia neste post meu relato de como foi estar com uma intoxicação alimentar em Cuba e ser atendido no sistema de saúde cubano. Será que é tão eficiente como dizem?