Porto Alegre está comemorando seus 250 anos! Nós vamos te levar por uma série mostrando alguns segredos da capital gaúcha. No vídeo de hoje você vai conhecer a rede secreta de túneis que sai do Palácio Piratini e liga vários pontos de Porto Alegre. E aí, vamo junto?

https://youtu.be/1D_J4xrgRy0

Além dos túneis secretos de Porto Alegre, nós tivemos acesso aos pontos mais restritos do Palácio Piratini. Na ala governamental nós visitamos o Salão do Negrinho do Pastoreio, o Salão Alberto Pasquilini, o Gabinete do Governador, os telhados e o Memorial da Rádio da Legalidade. Já na ala residencial, onde mora o governador, tivemos acesso ao Salão dos Banquetes, Salão dos Espelhos, Salão Oval, ao Galpoão Crioulo Glaucus Saraiva, aos jardins particulares e as entradas dos túneis antigos.

Palácio de Barro

Antes do Palácio Piratini, a cede do governo gaúcho era o Palácio de Barro – construção em 1773 pelo governador da província: José Marcelino de Figueiredo. Ali surgiu a construção dos túneis.
Em 1896 Júlio de Castilhos manda construir o Palácio Piratini no mesmo lugar do Palácio de Barro e este fica pronto em 1922. Os túneis são mantidos.

Antigo Palácio de Barro – Acervo do Palácio Piratini

O Palácio Piratini foi construído em estilo Neoclássico, possui na fachada duas esculturas de Paul Landowski (criador do Cristo Redentor), representando a agricultura e a indústria. Na parte interna, outra escultura de Paul Landowski, a Primavera (também conhecido como As Quatro Estações).
Os lustres são réplicas dos de Versalhes, na França, e as pinturas do italiano Aldo Locatelli contam a história do RS, bem como a lenda do Negrinho do Pastoreio.

Campanha da Legalidade

Nos porões do Palácio Piratini nós visitamos o local da Rádio da Campanha da legalidade.

Porões do Palácio – Acervo do Palácio Piratini

Em 1961 Jânio Quadros renúncia e não querem permitir que João Goulart (vice) assuma como presidente. Leonel Brizola, governador do Estado do Rio Grande do Sul, faz uma campanha com o rádio clandestina (já que os militares passam a controlar toda a informação) mostrando ao povo o que está acontecendo. Os militares mandam bombardear o Palácio Piratini, mas mais de 30.000 pessoas se reúne no seu entorno.
O golpe militar acaba sendo adiado por 3 anos.

Túneis secretos de Porto Alegre

A suposta rede de túneis teria sido construída no século XVIII e servia como rota de fuga uma vez que o Rio Grande do Sul era foco de constantes disputas entre Portugal e Espanha.

História dos túneis de Porto Alegre

Ficou curioso para saber mais sobre essa suposta rede de túneis em Porto Alegre? Então não deixe de ver esses dois outros vídeos que fizemos. No primeiro nós falamos de um suposto mapa encontrado e percorremos um dos túneis, mostrando partes dele nos subsolos de algumas casas da Duque de Caxias. No outro mostramos uma suposta saída desta rede, no Arquivo Público do Estado.

Não deixe de conferir também:

https://youtu.be/1D_J4xrgRy0

Escrito por

Joel Didone

Filósofo (PUCRS) e Cientista Social (UFRGS)
53 países visitados!!
Amante de viagens, gosto de fazer uma experiência autêntica do destino escolhido. Transporte público, conversa com os moradores locais, andar pelas cidades, observar.
Quero compartilhar contigo todas as minhas impressões e dicas de viagens.