Em fevereiro de 2020 tive a oportunidade de visitar um território que busca independência na região dos Balcãs. Conhecer a Transnístria, ou como os locais costumam chamar República Moldava da Pridnestróvia (Pridnestróvskaia Moldávskaia Respúblika), é simplesmente incrível e vou te contar porque!
Territórios que buscam independência não são novidade, nos dias atuais há mais de 2.000 territórios que estão brigando para tornar-se independentes, a maioria fica na África. A Transnístria é diferente porque está a 30 anos (desde 1990) em guerra com a Moldávia, país de quem tenta a independência, mas mesmo assim possui fronteira, passaporte, moeda própria, placas de carros, enfim, tudo o que um país de verdade possui.
Além disso, visitar o país é como voltar aos tempos da União Soviética!! Sim, isso mesmo. A região sempre foi muito pró URSS e esse é um dos motivos pelos quais eles querem independência da Moldávia. Circulando pela capital, Tiraspol, é comum avistar o símbolo da foice e do martelo por toda a parte, bem como estátuas em homenagem a Lenin.
A entrada não chega a ser restrita, mas é muito bem controlada. Quando estive lá, em janeiro de 2020, recebi um visto de entrada de apenas 10 horas!! Isso mesmo, apenas 10 horas.