Margem do rio Limmat, em Zurique.

Em janeiro de 2020 estivemos novamente em Zurique, na Suíça e neste post vamos descrever um roteiro para ser feito a pé pelo centro da cidade. É um roteiro de um dia. E aí, vamo junto?

Old Town

O nosso passeio começa no centro histórico de Zurique, ao lado direito do Limmat. Caminhar por ali já é um charme. Pegue o funicular UBS Polybahn e suba até a região da Universidade de Zurique. Deste ponto você terá uma vista incrível da cidade, diretamente do terraço bem em frente a Universidade. Caso tenha tempo,e se interesse por ciência, circule um pouco por entre os prédio da Universidade. Além de Albert Einstein, por ali já estudaram ou deram aulas mais de 24 prêmios Nobel!!

Bahnhofstrasse

Depois volte até o rio Limmat e atravesse a ponte Bahnhofbrücke, a ponte fica na direção da estação de trem central. Caso você goste de museus, pegue a direita e visite o Museu Nacional Suíço, ali te esperam muita história e arte. Se não estiver a fim de museu, siga até a entrada principal da estação de trem e desça pela esquerda, pela rua Bahnhofstrasse. Esta é a rua mais importante para compras de luxo em Zurique.

A ideia é caminha pela rua até chegar ao Lago de Zurique. Mais ou menos na metade do caminho você vai avistar a torre da Igreja de São Pedro. Vale desviar um pouco o caminho para passar por ela. A torre sustenta o maior relógio da Europa, com 9 metros de diâmetro!!

Ainda na Bahnhofstrasse, você pode parar para comer no prédio do mercado Coop. Suba até o último andar que você vai encontrar um restaurante buffet com um preço bem camarada e uma vista bem legal.

Lago de Zurique

Depois de almoçar, siga até o final da rua e você encontrará o Lago de Zurique. Aqui você pode escolher seguir pela lateral esquerda do lago, onde há um calçadão muito charmoso, ou você pode optar por subir pela outra margem do rio Limmat, pela Limmatquai.

Se você optar pela subida pela Limmatquai, não deixe de parar na Catedral de Grossmünster. A subida até as suas duas torres custa 2 CHF (para estudantes) e é imperdível, não só pela vista, mas também pela história da igreja, que foi um dos primeiros lugares da Suíça a mobilizar-se pela Reforma Protestante.

Seguindo pela Limmatquai você vai retornar a Old Town, início do nosso dia. Ali é um ótimo lugar para jantar ou passar boas horas em um happy hour.

Este é um passeio para fazer a pé, e tem duração de um dia.

Veja o vídeo que gravamos percorrendo este trajeto:

Escrito por

Joel Didone

Filósofo (PUCRS) e Cientista Social (UFRGS)
53 países visitados!!
Amante de viagens, gosto de fazer uma experiência autêntica do destino escolhido. Transporte público, conversa com os moradores locais, andar pelas cidades, observar.
Quero compartilhar contigo todas as minhas impressões e dicas de viagens.